Originária da Oceânia (Sul da Austrália)
Florestas de interior, abertas em solos mal drenados.
A espécie Acacia retinodes é um arbusto elevado ou árvore com até 8 (10) m de altura, inerme, sempre-verde, com ritidoma liso e cinzento. Os ramos são eretos patentes, subcilíndricos ou trigonais, glabros e de cor escura. As folhas estão todas reduzidas a filódios, verde-claros a glaucos, estreitamente lanceolados ou quase lineares, pontiagudos ou quase obtusos, de rectos ou ligeiramente curvados até bastante curvados e falciformes, com uma só nervura longitudinal e nervuras secundárias pinadas. Possuem uma glândula que dista mais ou menos 6 a 10 mm da base. A inflorescência está disposta em glomérulos globosos com 20 a 30 flores amarelo-pálidas, pedunculadas, agrupada em capítulos, que nascem da axila das folhas. Brácteas persistentes e pilosas. As flores têm cálice e corola tubular, com as peças soldadas em tubo e numerosos estames (mais de 10), com filamentos livres ou unidos só na base, compridos e vistosos, que ultrapassam o perianto. Os frutos são vagens, elipsoides, comprimidas, mais ou menos rectas, pouco contraídas entre as sementes, agudas no ápice e de cor castanha. Sementes elipsoides, mais ou menos comprimidas e castanho-acinzentadas.
O restritivo específico, retinodes, significa “resinosa” e deve-se ao facto de se obter, desta acácia, no seu país de origem, uma goma. As “folhas simples” próprias desta acácia e de outras acácias australianas, por vezes curvadas e falciformes, são na realidade falsas folhas denominadas de filódios (pecíolo laminar e achatado, com aspecto de limbo foliar e desempenhando a função deste). Na maioria das espécies que apresentam este fenómeno, as folhas jovens são no entanto compostas, pinuladas ou bipinuladas. Existem outras espécies, em que as folhas são reduzidas a filódios, a Acacia melanoxylon R. Br. (acácia austrália) e a Acacia longifolia (Andrews) Willd. (acácia de espigas), também frequentes no nosso país.
Tal como as outras acácias, a espécie Acacia retinodes, é rica em taninos, sendo por isso vulgarmente utilizada, na Austrália, para curtir couros.