África do Sul
Ocorre preferencialmente em zonas húmidas, ao longo das margens de cursos de água.
A Freylinia lanceolata é um arbusto ou pequena árvore de folhagem persistente que pode atingir 3 a 5 metros de altura. O caule é ereto e densamente ramificado desde a base. A casca é lisa e acinzentada. Apresenta ramos longos, opostos e arqueados. As folhas, de 6 a 12 cm de comprimento, são lineares, lanceoladas, totalmente ou parcialmente desprovidas de pelos, opostas e as margens são inteiras, ligeiramente revolutas e apresentam uma cor verde-claro. As flores, de tom amarelo cremoso, em formato funil, dispõem-se em cachos terminais, e são densamente perfumadas, exibindo um forte aroma a mel. O fruto é uma pequena cápsula ovoide, com 1 cm de diâmetro, de tom acastanhado. Embora a maior parte da sua floração na zona mediterrânica ocorra no outono-inverno, pode florescer esporadicamente ao longo do ano.
Este arbusto de crescimento rápido é resistente à seca, tolerando relativamente bem a sombra. O nome desta espécie advém do latim lanceolatus que significa lanceolado e é referente ao formato das suas folhas.
As flores desta espécie atraem uma grande variedade de insetos polinizadores que, por sua vez, servem de alimento a aves insectívoras.