BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Magnolia x-soulangeana Soul.-Bod.
Nome comum
magnólia-de-soulange, magnólia-chinesa, magnólia
Tipo de origem
Origem

Magnolia x soulangiana Soul.-Bod., de flor violácea, é um híbrido obtido pelo cruzamento da Magnolia denudata Desr. com a  Magnolia liliflora Desr.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Soul.-Bod.

Descrição

A Magnolia x soulangeana é uma pequena árvore, caducifólia, que pode variar entre os 4 e os 8 m de altura, de casca cinzenta prateada e rebentos acastanhados. Folhas alternas, simples, largamente obovadas ou suborbiculares, escassamente acuminadas, ocasionalmente arredondadas, de base frequentemente irregular, atenuada, verde-escuras brilhantes na página superior, membranosas e subcoriáceas. Flores precoces (aparecem antes das folhas), solitárias, erectas em pedicelos de aproximadamente 7 mm. Corola com 9 pétalas unidas, oblongo-ovadas, côncavas acima da extremidade, brancas, manchadas de rosa, purpúreo a violeta em baixo, algo aromáticas; sépalas pequenas e verdes. Os botões e os rebentos são tomentosos. Os frutos são folículos, similares a um cone, cilíndricos, de 10 cm de comprimento e assimétricos; sementes vermelhas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
ondulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

Magnolia x soulangiana Soul.-Bod., de flor violácea, é um híbrido resultante do cruzamento entre Magnolia denudata Desr. e Magnolia liliflora Desr., com flores isoladas que, entre finais de Fevereiro a Abril, aparecem antes da rebentação das folhas. Existem várias cultivares disponíveis, variando em diversas características, como a cor das flores, o tamanho das plantas e a época de floração.

São vulgares em Portugal, além da Magnolia x soulangiana Soul.-Bod., de flor violácea, uma de folha persistente e de flores grandes e brancas, a Magnolia grandiflora. Ambas as espécies são muito utilizadas em parques e jardins por toda a Europa. São espécies que resistem bem à poluição urbana.

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, director do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica.

Aplicações

A casca e botões florais de algumas espécies chinesas e japonesas de Magnolia, utilizam-se como medicinais pelas suas propriedades tónicas e estimulantes.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com