Ásia (Japão).
O falso-cipreste-anão é uma árvore que pode atingir 30 m de altura e 3 m de diâmetro. O seu tronco erecto possui casca castanha e fibrosa, fissurada. Folhas densamente imbricadas, agudas e obtusas, verde-escuras e com a margem mais esbranquiçada. Inflorescências em cones globosos, com 8 a 12 mm de diâmetro, com 8 a 10 escamas. Sementes com cerca de 3 mm de comprimento, acastanhadas.
Conhecida vulgarmente no Japão por Hinoki, é cultivada nesse país pela sua madeira de alta qualidade, sendo utilizada na construção de palácios, templos, santuários, etc. O Templo Horyuji e o Castelo de Osaka foram construídos a partir de madeira Hinoki.
A madeira tem cor castanho-clara, ligeiramente rosada e aroma a limão.
Chamaecyparis obtusa pertence à família das Cupressaceae, assim como os Cupressus, distinguindo-se fundamentalmente destes por terem uma folhagem menos homogénea, com ramos achatados (com folhas laterais e faciais) e gálbulas ou cones mais pequenas, de maturação anual com 2 a 5 sementes por escama. Devido a esta grande semelhança com os Cupressus (ciprestes), são conhecidos vulgarmente por falsos-ciprestes.
É uma árvore ornamental popular em parques e jardins, tanto no Japão como em outros lugares em climas temperados, incluindo Europa Ocidental e partes da América do Norte. Um grande número de cultivares foram selecionadas para o plantio de jardim, incluindo formas anãs, formas com as folhas amarelas e formas com densa folhagem. Também é frequentemente cultivada como bonsai.