BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cornus sanguinea L.
Nome comum
sanguinho-legítimo, sanguinho
Tipo de origem
Origem

Grande parte Europa (exceto extremo norte) e oeste da Ásia (Turquia) .

Habitat

Solos húmidos e férteis, e encostas sombrias, formando sebes que se instalam nas orlas ou clareiras dos bosques caducifólios, desde o nível do mar até 1300 m de altitude.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou pequena árvore caducifólia, até 5 m de altura, ramificado, com ramos opostos, geralmente corados de vermelho, especialmente no outono. Folhas opostas, ovais ou elípticas, com base arredondada e ápice arqueado, com 3 a 5 pares de nervuras muito marcadas e proeminentes na página inferior. Margem inteira e pecíolo bem desenvolvido (1 a 1,5 cm). Folhas verdes, mais pálidas na página inferior, ficando avermelhadas antes de cair. As flores são brancas e dispostas em inflorescências terminais, sem brácteas e com pedúnculo bastante comprido. As flores estão todas dispostas à mesma altura de modo a formarem um corimbo. Pétalas (4) estreitas e compridas, um pouco pontiagudas que rodeiam 4 estames ligeiramente mais curtos. Os frutos (drupas) carnudos, não comestíveis, negro-azuladas, coroadas pelos restos dos dentes do cálice, e encerram apenas um caroço com 2 sementes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Aplicações

A madeira, muito dura, é apreciada para fazer cabos de ferramentas e os ramos jovens flexíveis têm sido utilizados em cestaria. Dos frutos extrai-se um óleo que desde a Antiguidade tem sido utilizado para diversos fins, desde a culinária, medicinal (antipirético), tinturaria e curtimento de peles. Atualmente sabe-se que são algo tóxicos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com