BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cotoneaster tomentosus (Aiton) Lindl.
Nome comum
cotoneaster
Tipo de origem
Origem

Regiões temperadas da Ásia, Europa, África do Norte.

Habitat

Orlas de bosques, sebes, maciços mistos e ricos em arbustos, locais secos e quentes, sobretudo no centro e sul da Europa.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Aiton) Lindl.

Descrição

A espécie Cotoneaster tomentosus é um arbusto de folha caduca que pode atingir 2 m de altura, com os ramos inclinados. Folhas com 3 a 6 cm de comprimento, ovadas a lanceoladas, inteiras, dispostas alternadamente, com a margem e página inferior com densos pelos, dando um toque aveludado. As flores são pentâmeras, branco-creme, dispostas em cimeiras (5 a 12), com pecíolo e cálice tomentosos. Possui 10 a 20 estames. O seu fruto é um pequeno pomo, vermelho-vivo, contendo 1 a 3 sementes, não comestível pelo homem.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

Cotoneaster, deriva de cotone, antigo nome em latim para marmelo e do sufixo aster que quer dizer “parecido a”. Esta nomenclatura realça assim, a semelhança entre estes dois géneros da família Rosaceae, que são Cydonia e Cotoneaster. No género Cotoneaster , os frutos nascem agregados em cimeiras e permaneceriam ao longo de muito tempo não fossem tão apreciados pelos pássaros. Também os insetos polinizadores e úteis aos jardins são atraídos por estas plantas. Estas plantas toleram bem as podas que devem ser feitas no inverno. Esta característica faz com que sejam muito utilizadas em sebes.

Aplicações

Existem cerca de uma centena de espécies do género Cotoneaster que pela sua atraente e abundante floração e frutificação são muito utilizados como ornamentais. Os híbridos também são diversos. As espécies do género Cotoneaster podem ter vários portes, desde plantas rasteiras, a trepadeiras, arbustos, até árvores de cerca de 15 metros. As plantas podem ser utilizadas como revestimento do solo (espécies rasteiras), sebes, cobertura de taludes (trepadeiras), vasos e floreiras. Várias espécies Cotoneaster são apreciadas na produção de bonsais.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com