Ásia
Pode ser encontrada no estado selvagem em vários locais da Ásia, tal como no Vietnam, sul da China, Taiwan, Japão, Birmânia e Índia distribuídas em florestas de folhas largas e de baixas altitudes (florestas de regiões temperadas).
Arbusto perfumado, que pode atingir 2 m de altura. Folhas largamente elípticas a lanceoladas, até 15 cm, subcoriáceas quando secas, glabras em ambas as páginas ou pubescentes na nervura central, com ápice acuminado e margens ligeiramente revolutas, opostas ou verticiladas no ápice dos ramos. Flores solitárias, terminais, brancas e cerosas, com um perfume muito agradável, por vezes de pétalas dobradas. O fruto é uma baga, muitas vezes grande que encerra várias sementes numa polpa amarela pegajosa. Nas formas cultivares o fruto geralmente não é produzido.
Para os mais românticos, há uma linguagem das flores cujo simbolismo ajuda a transmitir sentimentos e a gardênia transmite alegria, simpatia, alegria, sinceridade, pureza e é usado até mesmo pelos rituais mais místicos e feitiços para atrair o amor da pessoa desejada. No casamento esta flor é usada de forma ornamental, como símbolo de pureza.
Existem inúmeras variedades desta planta, arbustos que variam de 10 cm a 2 metros de altura, flores brancas, creme ou rosa. Além de serem muito apreciado pelas suas flores perfumadas, são muito procuradas para o fabrico de perfumes e cosméticos. Os frutos das espécies férteis são usados pela indústria de corantes graças à polpa amarela. No seu local de origem, é conhecido como Zhi-zi, onde utilizam as raízes e os frutos como desintoxicantes e antipiréticos. Da planta também é obtido o ácido gardénico, usado para provocar aborto no início da gravidez.