BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Myrtus communis L.
Nome comum
murta, murta-das-noivas, murta-do-jardim, murta-cheirosa, mirta, murteira
Tipo de origem
Origem

Europa e África: contorno da região Mediterrânica, preferencialmente das zonas costeiras. Na Península Ibérica é frequente no sudoeste e litoral mediterrânico.

Habitat

Associado a formações de matos e matagais xerófilos, derivados da destruição do bosque esclerofilo como azinhais e sobreiras. Ocorre também em orlas ou sob coberto de bosques e povoamentos florestais abertos. Prefere solos frescos e algo húmidos.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

A murta é um arbusto aromático de folha persistente até 5 m de altura com caule muito ramificado. As folhas são opostas, ovado-lanceoladas, agudas, coriáceas e quase sem pecíolo, uninérveas, verde-escuras na página superior e verde-claras na inferior, brilhantes e aromáticas. As flores são perfumadas, brancas com 5 pétalas e numerosos estames compridos. Surgem solitárias, pecioladas na axila das folhas. O cálice é constituído por sépalas persistentes, livres, ovadas e agudas. O fruto é uma baga de cor negro-azulado quando maduro, coroada pelo cálice persistente e produz numerosas sementes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Nas ilhas da Sardenha e Córsega produz-se um licor digestivo chamado mirto, macerando as bagas (mirto rosso) ou as folhas (mirto bianco) de murta em álcool; ao licor atribuem-se virtudes curativas de doenças da boca e sistema digestivo. Das folhas e flores destiladas faz-se uma água usada como cosmético, chamada água-de-anjo.

Aplicações

Atualmente a murta é muito apreciada como planta ornamental, sendo utilizada com frequência para formar sebes. Em alguns locais é cultivada pelo seu óleo essencial, usado em perfumaria, como medicinal e mesmo na culinária. Também é utilizada na prática do xeriscaping (conservação da humidade), pela sua tolerância às altas temperaturas e verões secos. A madeira também é usada em tornearia e marcenaria. As raízes e a casca são utilizadas na extração de taninos, utilizados na indústria dos curtumes.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com