BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Quercus faginea Lam.
Nome comum
carvalho-cerquinho, carvalho-português, pedamarro
Tipo de origem
Origem

Península Ibérica, sudeste de França, Marrocos e Argélia.

Habitat

Habita predominantemente desde os 0 aos 1200m. Tem preferência por carvalhais estremes, sobreirais e azinhais, normalmente em solos básicos, embora pouco exigentes nesse aspeto.

Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Lam.

Descrição

O carvalho-cerquinho é uma árvore até 25 m de altura, com casca cinzenta, reticulada a fendida e copa ampla. As suas folhas são marcescentes, subcoriáceas, de oblongas a obovadas, crenado-dentadas a lobadas, com as margens enrolando ligeiramente para dentro. A página inferior das folhas possui uma pilosidade relativamente esparsa permitindo ver as nervuras terciárias. As flores masculinas estão dispostas em amentilhos ciliados. O fruto é uma glande com 15 a 33 mm, oblonga, com uma cúpula de escamas ovado-triangulares, aplicadas e com pilosidade densa.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
lobada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Espécies extremamente polimórfica, tendo sido descritos muitas categorias infra específicas. O carvalho-cerquinho ou carvalho-português é uma espécie importante na paisagem rural da Estremadura. Os bosques bem conservados são um habitat protegido. Em Portugal, surge frequentemente como árvore individual em todo o centro e sul. É uma espécie que necessita de humidade e média luz, suportando temperaturas invernais até -12ºC. É restauradora de solos, regulando as correntes e infiltrações da precipitação

Aplicações

A madeira pode ser utilizada para construção e como lenha. Também para curtir peles. É uma espécie com grande valor ornamental.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com