Península Ibérica, sudeste de França, Marrocos e Argélia.
Habita predominantemente desde os 0 aos 1200m. Tem preferência por carvalhais estremes, sobreirais e azinhais, normalmente em solos básicos, embora pouco exigentes nesse aspeto.
O carvalho-cerquinho é uma árvore até 25 m de altura, com casca cinzenta, reticulada a fendida e copa ampla. As suas folhas são marcescentes, subcoriáceas, de oblongas a obovadas, crenado-dentadas a lobadas, com as margens enrolando ligeiramente para dentro. A página inferior das folhas possui uma pilosidade relativamente esparsa permitindo ver as nervuras terciárias. As flores masculinas estão dispostas em amentilhos ciliados. O fruto é uma glande com 15 a 33 mm, oblonga, com uma cúpula de escamas ovado-triangulares, aplicadas e com pilosidade densa.
Espécies extremamente polimórfica, tendo sido descritos muitas categorias infra específicas. O carvalho-cerquinho ou carvalho-português é uma espécie importante na paisagem rural da Estremadura. Os bosques bem conservados são um habitat protegido. Em Portugal, surge frequentemente como árvore individual em todo o centro e sul. É uma espécie que necessita de humidade e média luz, suportando temperaturas invernais até -12ºC. É restauradora de solos, regulando as correntes e infiltrações da precipitação
A madeira pode ser utilizada para construção e como lenha. Também para curtir peles. É uma espécie com grande valor ornamental.