BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Magnolia liliiflora Desr.
Nome comum
magnólia-púrpura, magnólia-tulipa
Tipo de origem
Origem

Ásia (China).

Habitat

Nas encostas florestais, em altitudes de 300 a 1600 metros, nas províncias de Fujian, Hubei, Sichuan e Yunnan

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Desr.

Descrição

Esta magnólia é um arbusto de crescimento lento, que pode atingir cerca de 4 metros de altura, muito ramificado. As folhas são caducas e possuem pecíolo com cerca de 1 a 2 cm, o limbo é obovado com 8 a 20 cm de comprimento por 6,5 a 10 cm de largura. As flores com 3 a 8 cm de diâmetro, podem ser esbranquiçadas, rosadas ou purpúreas, são aromáticas e assemelham-se a tulipas quando fechadas. As vezes as flores aparecem antes das folhas, mantendo-se após as folhas surgirem. Os frutos são folículos cilíndricos.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, diretor do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica. Magnolia liliflora é uma das espécies de menor porte do género Magnolia. Do seu cruzamento com Magnolia denudata, resultou o hibrido Magnolia x  soulangeana.

Aplicações

Utilizada como planta ornamental em parque e jardins. As flores e os botões florais são considerados analgésicos, carminativos, febrífugos, sedativos e tônicos. O principal efeito desta planta é contrair os vasos sanguíneos das vias nasais e por isso é tomado internamente no tratamento de sinusite, rinite alérgica e constipações. As flores são colhidas na primavera e podem ser usadas frescas ou secas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com