BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Acer pseudoplatanus L.
Nome comum
ácer, bordo, padreiro, plátano-bastardo, falso-plátano, ácer-branco
Tipo de origem
Origem

Originária do noroeste da Europa até ao centro e sul da Itália e Ásia ocidental. Espontâneo a norte de Portugal.

Habitat

Em bosques ou nas orlas formando sebes, sem preferência pelo tipo de solo.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O plátano-bastardo é uma árvore de porte elevado que pode alcançar os 30 m de altura, de copa ampla e ramos abertos, com casca lisa e acinzentada. As folhas de 10 a 15 cm, são caducas, palmadas, divididas até à metade da lâmina, em 5 lóbulos ovados, com as margens providas de grossos dentes um pouco desiguais que a certa altura se curvam em forma de serra; o pecíolo é muito longo. As flores são hermafroditas ou unissexuais; amarelo-esverdeadas, dispostas em grande número em inflorescências (tirsos ou racimos) pendentes que aparecem com as folhas ou um pouco depois; têm longos pedúnculos, dois envolvimentos florais de 5 sépalas e 5 pétalas desenvolvidas e livres, que se inserem junto com os 8 estames, num disco anelar carnudo situado debaixo do ovário. O fruto é formado por duas expansões unidas que se prolongam em asas membranosas e se dilatam até ao ápice formando entre si um ângulo próximo de 90º (dissâmaras).

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

A origem do nome genérico, Acer, utilizado pelos romanos, faz alusão à dureza e firmeza da sua madeira. Segundo alguns autores, Acer, deriva do vocábulo Celta, ac, que significa espinha ou ponta, pela sua madeira ser usada para fabricar pontas de lanças. O restritivo específico pseudoplatanus, faz referência à semelhança das suas folhas com as do plátano. Tolerante a locais sombrios, Acer pseudoplatanus, prefere os locais frescos e as regiões montanhosas, embora suporte bem o calor e à secura. É exigente quanto ao solo que deve ser fértil e rico em matéria orgânica.

Aplicações

A espécie Acer pseudoplatanus L. tem variadíssimas aplicações. A sua madeira é de cor pálida com uma granulação contínua, sendo leve e fácil de trabalhar, muito apreciada em tornearia, marcenaria e carpintaria. As folhas, frutos e córtex da raiz têm sido utilizados como medicinais, atribuindo-se a estas componentes, propriedades adstringentes. As folhas maceradas em vinho, usaram-se em forma de colírio, para evitar o choro involuntário; o cozimento das suas raízes foi considerado um remédio contra a sarna. No entanto, todas estas propriedades parecem não ter confirmação actual. Do seu tronco e ramos, se for efetuada uma incisão na primavera, surge um líquido açucarado agradável de beber, que de acordo com alguns autores, era tomado habitualmente por algumas pessoas. É também muito utilizada como espécie ornamental, em parques, jardins e arruamentos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com