BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Citrus limon (L.) Burm. fil.
Nome comum
limoeiro, limoeiro-azedo-de-valência
Tipo de origem
Origem

Ásia.

Habitat

Difícil de determinar devido à cultura intensiva da espécie.

Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(L.) Burm. fil.

Descrição

O limoeiro é uma pequena árvore até 6 m de altura, provida de raminhos com espinhos robustos. A sua casca é verde, lisa e grossa. A copa é aberta e pouco densa, com ramos espinhosos, solitárias na axila das folhas. As folhas são alternas, oblongas e serrilhadas, agudas, coriáceas, verde-escuras brilhantes, com a margem finamente dentada e com pecíolo estreitamente alado. As flores são solitárias, ou dispostas em pequenas cimeiras, na axila das folhas, com simetria radial, brancas, raiadas de púrpura, pequenas e muito aromáticas; providas de 4-5 sépalas persistentes, unidas na base, com 5 pétalas e numerosos estames, com os filetes soldados. O fruto (hesperídio) com 6,5 a 12,5 cm é amarelo quando maduro, oblongo ou ovoide, com casca (epicarpo) grossa, desde rugosa a sublisa, glandular e aromática e com polpa ácida. As sementes estão rodeadas por vesículas fusiformes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrilhada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Floresce na primavera, mas pode produzir flores todo o ano, razão por que temos limões quase durante todo o ano. Cultivado desde há milhares de anos da Índia à China, os limoeiros foram durante muito tempo conhecidos na Europa apenas como árvores míticas que davam flores e frutos todo o ano. O limoeiro, difundido pelos Árabes no Egipto e na Palestina em meados do séc. X, é uma conquista das Cruzadas. Cultivado em muitas variedades, especialmente na Ásia Oriental, Mediterrânico e Estados Unidos.

Aplicações

Muito cultivado pelos seus frutos. O limoeiro tem imensas aplicações, e muitos são aqueles que o consideram um remédio universal para combater todo o tipo de doenças. O sumo do limão é rico em ácido cítrico e contém grande quantidade de vitaminas; é refrescante, diurético, facilita a digestão, sendo muitas vezes utilizado na dietética pelas suas vitaminas. Da casca do limão obtém-se uma essência, utilizada como aromatizante, na perfumaria, para fabricar colónias. A essência é antisséptica, e diurética, devido aos flavonóides, tendo ação a vitamínica P (protetora dos vasos sanguíneos). Para uso externo, é considerada antisséptica, cicatrizante, hidratante, também é utilizado como conservante, devido às suas propriedades antioxidantes. Contudo a principal importância económica se deve ao seu uso para fabrico de limonadas e bebidas refrescantes. A madeira também é utilizada em tornearia.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com