BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cydonia oblonga Mill.
Nome comum
marmeleiro, gamboeiro, marmeleiro-molar, marmelo (fruto), pereira-do-Japão
Tipo de origem
Origem

Ásia central, Cáucaso e norte do Irão. Cultivada e subespontânea na Europa.

Habitat

Espécie ruderal, surge em orlas de bosques e margens de riachos, sendo cultivada desde a Grécia Antiga.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Mill.

Descrição

O marmeleiro é um arbusto ou pequena árvore de 1,5 a 6 m, caducifólio e inerme, tortuoso e de ritidoma cinzento, liso; rebentos vilosos, por fim glabros. As suas folhas são inteiras com 5 a 10 cm, ovadas, coriáceas, tomentosas na página inferior, pecioladas. As flores são solitárias, terminais, com 4 a 4,5 cm de diâmetro, subsésseis; pétalas rosadas suborbiculares; sépalas menores que as pétalas, foliáceas, dentadas, acrescentes; estames numerosos, 5 carpelos, com as paredes cartilagíneas no fruto. O fruto, vulgarmente designado por marmelo é um pomo globoso a piriforme, aromático, coberto por um tomento esbranquiçado, amarelo quando maduro.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

As maças de ouro do Jardim das Hespérides, representadas nos altos-relevos do Templo de Zeus, em Olímpia (450 a.C.), assemelham-se muito aos marmelos. Eram oriundos da Ásia ocidental, onde o arbusto é espontâneo, desde a Turquia até ao Norte do Irão e à Transcaucásia. Durante um longo período os marmelos, eram mais apreciados pelo seu aroma do que pelas suas qualidades alimentares ou medicinais e eram oferecidos aos Deuses. Para o povo, oferecer um marmelo era uma prova de amor. Desde a época de Hipócrates até ao séc. XVII, este fruto foi considerado um dos mais sãos e úteis, tendo lugar de destaque na medicina antiga pela sua adstringência; durante muito tempo, pensou-se que se tratava de um antídoto de veneno.

A polpa do marmelo escurece em contato com o oxigénio do ar (oxidação).

Aplicações

Cultivado em sebes, por vezes subespontâneo ou casual. Algumas variedades dão frutos comestíveis (como as gamboas), se bem que normalmente sejam consumidos cozidos. Apesar de perdida a sua antiga reputação, o marmeleiro continua ser cultivado por toda a Europa, sendo os seus frutos utilizados na preparação de geleias alimentares e marmeladas e em fitoterapia. O marmelo cru é e amargo, de sabor áspero.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com