BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Termo Descrição
gálbula estróbilo globoso de certas Gymnospermae (género Cupressus), com eixo curto em que se inserem várias escamas lenhosas, peltadas e oposto-cruzadas, que se separam na maturação.
gametófito geração haploide que produz células reprodutoras sexuadas (gâmetas).
gema botão ou gomo, isto é, corpo ovoide, cónico, subesférico, formado por um eixo curto no qual se inserem as folhas muito apertadas umas contra as outras, frequentemente protegidas por escamas, e de cujo desenvolvimento resulta um ramo. As gemas podem ser axilares, terminais ou adventícias, no que se refere à sua situação.
germinar realizar ou provocar germinação, isto é, iniciar desenvolvimento no sentido de originar um novo indivíduo.
gimnospérmicas são plantas, cujas sementes se encontram descobertas, sem proteção de um fruto (do grego, gymnos, nu, e sperma, semente). Compreendem cerca de 800 espécies, entre as quais as Coníferas, como o abeto e o pinheiro.
gineceu conjunto dos carpelos (órgãos femininos da flor).
glabrescente que se torna glabro ou quase com a idade.
glabro sem pelos.
glande fruto seco, indeiscente e monospérmico, com pericarpo coriáceo, envolvido mais ou menos por uma cúpula e que é proveniente de um ovário plurilocular, cujos lóculos e óvulos, exceto um, abortam.
glândula estrutura capaz de produzir uma secreção.
glandular referente a glândula(s).
glanduloso que possui glândulas.
glauco de cor cinza-azulada.
globoso diz-se do corpo sólido, limitado por superfície curva, com comprimento, largura e altura aproximadamente iguais.
glomérulo aglomerado de flores ou de frutos com os pecíolos curtos. Cimeira multiflora, muito contraída, frequentemente globosa ou subglobosa.
gomiloso em forma de jarro ou gomil, ou seja, com uma parte inferior alargada que estreita em colo, o qual alarga um pouco no ápice.
gomo corpo ovoide ou globoso que origina um ramo normal (olho) ou uma flor (botão); rebento; gema.
greta fendas, aberturas estreitas.
gretada fendida, aberta em gretas.
Seara.com