BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cinnamomum camphora (L.) J. Presl
Nome comum
canforeira, alcanforeira
Tipo de origem
Origem

Ásia (Taiwan, Japão e China).

Habitat

Ocorre naturalmente próximo de linhas de água e florestas húmidas temperadas ou subtropicais, em solos profundos, ricos em matéria orgânica e húmidos.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(L.) J. Presl

Descrição

A canforeira é uma bela árvore aromática, sempre-verde, que pode atingir 50 m de altura e viver cerca de 2000 anos. A Copa tem forma esférica, com ramagem compacta. O ritidoma é rugoso, de cor castanha- acinzentada. Os ramos jovens de cor castanha-amarelada. As gemas são recobertas com numerosas escamas. As folhas são coriáceas, glabras, ovadas ou elípticas, subopostas, com 6 a 10 cm de comprimento e 3 a 6 cm de largura, bruscamente acuminadas; possuem cor verde brilhante, mais pálido na página inferior, tornando-se avermelhadas na primavera; base foliar com 3 nervuras e 2 glândulas na axila da página inferior. O pecíolo possui 1,5 a 2,5 cm de comprimento. As inflorescências são racemosas, glabras, axilares e de dimensões inferiores às folhas. As flores são hermafroditas, de cor branca a amarelada, com perianto composto por 6 peças; possuí 9 estames, dispostos em três verticilos, encontrando-se os mais internos inclinados para o interior e os mais externos inclinados para o exterior; o pistilo é saliente com longos estigmas divergentes. A drupa é esférica e de cor negra, com 7-8 mm de diâmetro.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Árvore resistente às variações de água, suportando condições de elevada humidade ou secura.

Multiplica-se através de sementes que, por apresentarem um período germinativo curto, devem ser rapidamente semeadas. Tem preferência por solos férteis e bem drenados.

Esta espécie foi introduzida na Austrália em 1822, como árvore ornamental em parques e jardins públicos. Transformou-se numa espécie invasora na zona centra de Queensland e no norte da Nova Gales do Sul.

Também no Estados Unidos naturalizou-se em vários estados, sendo listada como invasora na Flórida.

Aplicações

A canforeira começa a produzir cânfora aos 25 anos, mas só aos 40 anos é que a sua produção atinge o máximo. Altura em que é abatida e a sua madeira destilada. Por destilação das folhas, gemas e madeira obtêm-se a cânfora, empregue medicinalmente como antisséptico e antirreumático. A cânfora já é utilizada na Europa desde o séc. XII, entrando na composição de bálsamos utilizados para friccionar os músculos doridos. Misturada com pimenta-preta, funciona como anti traça. Atualmente este produto é sintetizado quimicamente.

A sua madeira é aromática e fácil de polir, com capacidade para repelir insecto, característica que impulsionou o seu uso. É utilizada e muito apreciada em marcenaria, mobiliário e acabamentos de interiores de edifícios.

É considerada uma árvore exótica com valor ornamental, sendo por isso cultivada em parques e jardins.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com