BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cephalotaxus harringtonia (Forbes) Koch
Nome comum
teixo-de-hokkaido
Tipo de origem
Origem

Ásia (China e Japão).

Habitat

Surge no sub-bosque de florestas de zonas montanhosas.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Forbes) Koch

Descrição

Arbusto ou árvore de pequeno porte que pode alcançar 10 m de altura, no entanto, frequentemente não ultrapassa a forma arbustiva. Espécie dioica, sempre-verde, resinosa. O ritidoma é escamoso de cor cinzento-avermelhada. Gemas invernais ovóides, com 2 a 5 mm. As folhas são aciculares, verdes escuras, de textura lisa, dispostas em duas filas quase perfeitas (subdísticas), com a nervura central saliente e duas bandas estomáticas na página inferior; medem 2,5 a 6 cm de comprimento. As inflorescências masculinas são globosas, pedunculadas, inseridas na axila das folhas de ramos jovens. As inflorescências femininas são pedunculadas, constituídas por grupos de 1 a 3 flores com óvulos terminais, surgem em ramos produzidos no ano. Após fecundação ocorre o desenvolvimento das sementes a partir dos óvulos. Frutos drupáceos, carnudos, ovoides, com 2,5 a 3 cm, contendo 1 a 2 sementes. Sementes duras e lenhosas, rodeadas por um tegumento carnudo, de cor verde que se torna castanho avermelhado após maturação. A maturação decorre durante um período de 2 anos.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Tipo de Folha
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Multiplica-se através da semente que deve ser guardada até à Primavera. Também pode ser multiplicada por estacaria, no entanto, este é um sistema lento. Esta planta gosta de solos frescos e soltos, assim como de climas frescos. Resistente à poluição urbana.

O nome do género, Cephalotaxus, deriva do grego kephale e taxus que significa cabeça e teixo respectivamente, referindo-se desta forma às semelhanças entre estas plantas. O restritivo específico, harringtonia, resulta de uma dedicatória, no século XIX, ao conde de Harrington de Inglaterra.

Aplicações

É um arbusto semelhante ao teixo, cultivado como ornamental em alguns parques e jardins da Península Ibérica.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com