BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Malus domestica (Suckow) Borkh.
Nome comum
macieira, maçãzeira, maceira, macieira-cultivada, pereiro
Tipo de origem
Origem

A origem da macieira, tal como muitas outras plantas cultivadas, não é clara. É aceite que a forma cultivada terá origem nas formas silvestres, Malus sylvestris, Malus orientalis e Malus sieversii.

Alguns autores assumem que é nativa do Cáucaso e do Turquestão, pela grande variedade de formas e sabores dos frutos. 

Habitat

Espécie cultivada. A forma silvestre (Malus sylvestris) surge em bosques caducifólios e mistos, quase por toda a Europa e sudoeste da Ásia. 

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Suckow) Borkh.

Descrição

A espécie Malus domestica é uma árvore de até 10 m de altura, podendo atingir os 15 m, inerme. Possui tronco curto e copa arredondada, com os ramos jovens por vezes espinhosos. A casca é de cor acinzentada fissurada em pequenas placas irregulares. Folhas caducas, alternas, pecioladas, ovado-elípticas, serradas, levemente tomentosas na página superior e densamente na inferior; estípulas são simples. As flores pedunculadas, solitárias ou agrupadas em fascículos (corimbos) com3 a 6 flores na extremidade dos ramos jovens, brancas com as margens rosadas; sépalas branco-tomentosas em ambas as páginas. O fruto (maça) é um pomo variável na cor, sabor, forma e dimensões, normalmente globosos, achatado nos extremos, com casca brilhante, lisa e polpa doce e aromática; as sementes estão contidas numa separação cartilaginosa (mesocarpo) no centro do fruto.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

De origem complexa, a macieira, que conta actualmente com mais de 1000 variedades, deriva do cruzamento de espécies da Ásia Central e Ocidental (onde a cultura é muito antiga) com espécies europeias, originando híbridos.

Aplicações

A maça é um dos frutos mais apreciados, além de 85% de água, contém 12% de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, vitaminas e provitamina A. O seu aroma é devido a uma essência existente sobretudo na casca (epicarpo). Refrescante pelo seu abundante sumo, ligeiramente ácido, estimula as glândulas digestivas e protege a mucosa gástrica. O sumo de maça fresco é um excelente alimento que favorece especialmente a assimilação de cálcio. A maça tem numerosas utilizações externas tradicionais: a sua polpa cozida é calmante e o seu sumo fresco retarda o aparecimento de rugas e a flacidez da epiderme.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com