BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus cerasifera Ehrh.
Nome comum
abrunheiro-dos-jardins, ameixoeira-bastarda, ameixoeira-dos-jardins
Tipo de origem
Origem

Ásia Ocidental (desde a Turquia à China) e leste da Europa (Região Balcânica e Grécia).

Habitat

Matagais, próximos de cursos de água ou em encostas de pequenas colinas, em solos arenosos e húmidos.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Ehrh.

Descrição

A ameixoeira-dos-jardins é um arbusto ou pequena árvore caducifólia, que pode atingir 8 m de altura. Os ramos são frequentemente espinhosos, os novos glabrescentes, verdes e lustrosos e tronco liso ou ligeiramente reticulado, de cor castanha-acinzentada. As folhas são simples, alternas, oblongas ou ovadas, de 2 a 7 cm de comprimento, com a margem serrada, com pequenos dentes pequenos e arredondados, afuniladas em ambas as extremidades, lisas e brilhantes na página superior e com nervuras pubescentes na página inferior. Esta variedade pissardii, possui as folhas avermelhadas e a casca do tronco mais escura. Apresenta floração precoce, ocorrendo antes das primeiras folhas, com muitas flores hermafroditas, solitárias ou aos pares, cada uma com 2,5 cm de diâmetro, constituídas por 5 sépalas, 5 pétalas, numerosos estames e ovário glabro, com estilete e estigma bem visíveis. Os frutos são drupas, lisas, elipsoidais ou subglobosos, de 2 a 3,5 cm de comprimento, de cor amarela, vermelha ou roxo escura.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
dentada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O género Prunus, que inclui entre as suas espécies a grande maioria das árvores de fruto da família Rosaceae, deve o seu nome à ameixoeira que era assim denominada entre os Romanos. A variedade pissardii (Carr.) Koehne (ameixoeira de jardim), é dedicada a Pissard, jardineiro da Pérsia, que a introduziu em França.

Aplicações

Prunus cerasifera é uma espécie exótica que se cultiva com muita frequência nos nossos parques, jardins e arruamentos pela tonalidade da sua folhagem que contrasta com o restante verde. Adapta-se a todos os tipos de solos e a uma grande variedade de regiões.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com