BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ceiba speciosa (A.St.-Hil., A.Juss. & Cambess.) Ravenna
Nome comum
árvore-dos-espinhos, árvore-da-seda, paineira, paineira-rosa, sumaúma, barriguda, paina-de-seda, árvore-da-lã
Tipo de origem
Origem

Nativa da América do Sul, mais concretamente do Brasil e Argentina, mas é cultivada em várias regiões tropicais.

Habitat

Florestas tropicais e subtropicais, cresce em locais com abundância de água.

Folha
Porte
Tronco
Autor
(A.St.-Hil., A.Juss. & Cambess.) Ravenna

Descrição

É uma árvore de folha caduca, que pode chegar a medir 4 a 8m, com tronco espesso, em forma de uma garrafa, provido de espinhos cónicos, muito atrativos. As folhas são alternas, compostas, palmadas, com pecíolo comprido, com 6-7 folíolos compridos, lustrosos, pontiagudos, de margem geralmente serrada. As flores são grandes e muito vistosas, que nascem na axila das folhas, com cálice tubular e campanulado, com 5 lóbulos irregulares, sedosos na parte interna. A corola em forma de campânula aberta, com 5 pétalas livres, obtusas, que se curvam para trás. As pétalas variam do rosa pálido ao rosa ao roxo ou cor de vinho, com a parte inferior geralmente amarelada e com estrias. Os estames são soldados em coluna dupla que eleva 5 anteras férteis. O fruto é uma cápsula de aproximadamente 20 x 5 cm, lenhosa, que se abre por 3 valvas e contém numerosas sementes envolvidas por fibras algo sedosas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Setembro
Fim de Floração
Novembro
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Observações

Na Argentina, Ceiba speciosa é uma árvore simbólica e representativa, motivo pelo qual um clube Argentino terá oferecido dois exemplares a Madrid como uma homenagem da cidade de Buenos Aires.

C. speciosa floresce entre fevereiro e maio (na região nativa - hemisfério sul), mas também pode florescer em outras épocas do ano. O néctar das suas flores é conhecido por atrair insetos, como a borboleta monarca, que realizam a polinização.

Esta espécie não é a verdadeira sumaúma, embora pertencendo ao mesmo género. A verdadeira sumaúma (Ceiba pentandra) é nativa do México, América Central, Caraíbas e norte da América do Sul, fornece fibras de melhor qualidade e mais utilizadas no enchimento de colchões, almofadas e coletes salva-vidas, etc.

Aplicações

A madeira, leve, pouco resistente, mole, com textura grossa, de baixa durabilidade pode ser utilizada na confeção de canoas, tigelas, sola de tamancos, caixotes e no fabrico de pasta celulósica. As fibras (paina) que envolvem as sementes são sedosas, de grande flexibilidade, foram outrora utilizadas para encher almofadas, colchões e coletes salva-vidas. A árvore é muito apreciada como ornamental, em parques e jardins, principalmente pela sua beleza na época de floração. Das sementes pode-se extrair um óleo de utilização industrial e culinário. 

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com