BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Magnolia denudata Desr.
Nome comum
magnólia
Tipo de origem
Origem

Ásia (Este da China).

Habitat

Espécie florestal de montanha, até 1000 m.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Desr.

Descrição

A Magnolia denudata é uma árvore de folha caduca, muito ramificada com cerca de 15 m de altura. Possui os ramos tomentosos e as folhas de ovais a abovadas, com 7,5 a15 cm de comprimento por 5 a 9 de largura, base acuneada e o ápice pontiagudo. Limbo verde na página superior, mais pálido e pubescente. Flores branco-marfim, aromáticas, de 15 cm de diâmetro, com 9 tépalas côncavas, grossas (aparecem antes das folhas). Os frutos são folículos erectos, acastanhados, fusiformes, de 8 a 12 cm de comprimento.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Fevereiro
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, director do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica. O restritivo específico denudata, do latim denudatus-a-um = despido, é alusivo ao seu aspecto na altura de floração (com flores mas sem folhas).

Aplicações

A casca e botões florais de algumas espécies chinesas e japonesas de Magnolia, utilizam-se como medicinais pelas suas propriedades tónicas e estimulantes.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com