BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ulmus glabra Hudson 'Camperdownii'
Nome comum
ulmeiro-do-japão
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Cultivar de Ulmus glabra (oriunda de grande parte da Europa e da Ásia).

Folha
Porte
Tronco
Autor
Hudson

Descrição

O ulmeiro-do-japão é uma árvore caducifólia, de 20 a 25 m de altura, com tronco recto e grosso, de casca rugosa e fibrosa. A copa desta cultivar é tipicamente aplanada, semelhante a um chapéu. Folhas alternas, dísticas, de 12 a 15 cm de comprimento, com a base assimétrica. Limbo obovado a ovado, com a página superior pubescente, áspera ao tacto e a inferior com pêlos nas nervuras, estreitamente acuminadas no ápice. Margem duplamente serrada. A nervação é paralela, destacando-se na página inferior, que é de um verde mais claro que a superior. Pecíolo muito curto. Flores em glomérulos densos. Os frutos são sâmaras monospérmicas, de forma ovalada com a semente situada no centro.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
duplamente serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Maio
Observações

O Ulmus glabra é uma espécie que se distribui por quase toda e Europa e Ocidente da Ásia, encontrando-se especialmente perto de rios e ribeiras. Aparece solitário ou em pequenos grupos, sem chegar a formar massa florestais. A cultivar ‘Camperdownii’, é utilizada para fins ornamentais por possuir as folhas maiores.

Aplicações

A madeira do Ulmus glabra é dura e pesada, sendo por isso pouco apreciada. As folhas são utilizadas como alimento para o gado, principalmente em épocas de escassez de pasto. A casca é muito rica em taninos, tendo sido utilizada para tingir lã.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com