BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Acer platanoides L. 'Atropurpureum'
Nome comum
ácer-da-noruega-de-folhas-vermelhas
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Europa e oeste da Ásia.

Habitat

Florestas caducifólias, húmidas, com solos frescos e férteis.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O ácer-da-Noruega é uma árvore de folha caduca, monoica, que pode atingir os 30 m de altura, com copa oval, arredondada e difusa. Tronco bastante curto, com casca lisa ou com estrias pouco salientes. Gemas hibernantes com escamas imbricadas. As folhas são palmadas, com limbo de 10 a 18 cm, menos profundamente lobado que o bordo-comum (Acer pseudoplatanus); com 5 a 7 lóbulos, marginalmente com dentes escassos e muito pontiagudos (acuminados). A cultivarAtropurpureum’, apresenta folhas vermelhas, lustrosas em ambas as faces. O pecíolo é largo e avermelhado. Flores reunidas em corimbos eretos, intensamente amarelo-esverdeado, que aparecem antes das folhas. Os frutos, dissâmaras, são providos de asas avermelhadas que formam um ângulo obtuso entre si.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

A espécie Acer platanoides possui numerosas cultivares que se distinguem essencialmente pela coloração das folhas e porte da planta.

Aplicações

A cultivarAtropurpureum é uma planta ornamental em parques e jardins, muito apreciada pela coloração da sua folhagem que contrasta com as várias tonalidades de verde da maioria das restantes espécies.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com