BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Erica arborea L.
Nome comum
torga, urze-branca, urze-arbórea, queiroga, urze-molar, betouro
Tipo de origem
Origem

Europa e África, mais concretamente na região Mediterrânica, Madeira, Canárias e África central e oriental.

Habitat

Matagais e orlas florestais, de climas temperados ou mediterrânicos, preferencialmente em solos siliciosos, junto das linhas de água, desde o nível do mar até aos 2000 m.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto alto, perenifólio, excedendo frequentemente os 2 m de altura, normalmente muito ramificado a partir da base. Ramos mais jovens cobertos com pelos ramificados ou denticulados. Folhas simples, revolutas, de forma linear agrupadas em verticilos com 3-4 ereto-patentes, glabras ou por vezes pubescentes. Flores solitárias ou dispostas em pequenas umbelas agrupadas em grande número na extremidade dos ramos. As flores são hermafroditas, pediceladas. Corola simpétala branca, campanulada, de 2-4 mm de comprimento, constituída por 4 ou 5 lóbulos eretos. Cálice com sépalas ovadas, soldadas na base. Flores com 8 estames inclusos ou igualando a corola, e anteras com apêndices basais denticulados. O gineceu apresenta um estilete excerto e estigma branco. O fruto é uma cápsula obovoide ou globosa, com cerca de 2 mm, que se abre por 4 valvas. Sementes pequenas elipsoides.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Fevereiro
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
verticilada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

É uma das espécies mais representada na Laurissilva da Madeira. Localmente a sua presença é de elevada importância na sustentação dos recursos hídricos da ilha devido ao seu papel na captura da água dos nevoeiros, fenómeno também conhecido como precipitação oculta.

Aplicações

Arbusto cada vez mais apreciado como planta ornamental. A sua madeira de grande densidade e dureza, especialmente a das toiças, foi durante muito tempo usada como fonte de combustível (carvão vegetal) e pelas mesmas razões é usada no fabrico de cachimbos de grande qualidade. As suas flores secas são utilizadas na medicina popular para fazer infusões, com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e sedativas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com