BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Juniperus communis L.
Nome comum
zimbro, zimbreiro
Tipo de origem
Origem

Europa, Ásia e América do Norte

Habitat

Ocorre principalmente em regiões montanhosas da sua área de distribuição.

Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou árvore dioica, perenifólia, resinosa de até 10 m de altura, ereto, por vezes com casca castanho-avermelhada, destacando-se em placas papiráceas. Folhas reunidas em 3 por , simples e aciculares (até 1 cm), pungentes com uma faixa estomática esbranquiçada na página superior. As gálbulas (fruto), são cinzentas quando surgem ficando castanhas na maturação. As estruturas masculinas são formadas por 3 ou mais sacos polínicos na face inferior de uma pequena escama e as femininas resultando numa gálbula globosa, carnuda e negro-azulada (fruto).

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
verticilada
Margem da Folha
inteira
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

O género Juniperus compreende cerca de 50 espécies de arbustos ou mais raramente pequenas árvores de folha persistente habitando todas o hemisfério Norte. Distinguem-se facilmente das outras Coníferas pelos seus frutos, que são pequenos cones constituídos por escamas carnudas e unidas entre si, formando pequenas bolas, gálbulas, maduras somente no segundo ano, ficando então com o aspeto de bagas de um negro azulado. As folhas são também muito singulares. São as únicas Coníferas que, quando adultas, têm ora folhas aciculares (agulhas), ora escamiformes (escamas), ora ambas simultaneamente, enquanto que a sua folhagem juvenil é exclusivamente acicular.

Aplicações

As plantas deste género são utilizadas para os mais diversos fins desde a antiguidade. De facto, os frutos de Juniperus communis eram utilizados na antiguidade para produzir o chamado vinho de zimbro que deu origem à zimbrada designada internacionalmente por genebra ou ‘gin’. São ainda hoje utilizadas para temperar carnes ou mesmo para adicionar um travo peculiar a certas bebidas alcoólicas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com