BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus avium (L.) L.
Nome comum
cerejeira, cerejeira-brava, cerdeira
Tipo de origem
Origem

Quase toda a Europa, encontrando-se bastante dispersa na região Mediterrânica, Ásia Ocidental e norte de África. 

Habitat

Sebes e bosques, especialmente de faias (Fagus sylvatica).

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(L.) L.

Descrição

Árvore com até 30 metros de altura, caducifólia e inerme, com pernadas subpatentes e sem rebentos de raiz. Tronco grosso e bem definido, de casca cinzenta, quase lisa, que com o tempo fica mais escura e quebradiça. Raminhos castanho-avermelhados e glabros. Folhas simples, com 8 a 15 por 4 a 7 cm, obovado-oblongas, acuminadas, crenado-serradas, glabras mas baças na página superior, pendentes em novas; pecíolo com 2 a5 cm e 2 glândulas na base do limbo. Flores brancas, aromáticas, dispostas em cimeiras, 2-6-floras, sésseis, rodeadas na base pelos numerosos catafilos escariosos do gomo. Os frutos são drupas (cerejas) globosas, vermelho-escura (também amarelada, vermelho-vivo ou negra conforme as cultivares), doce ou ácida: monospérmica, endocarpo liso.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Junho
Observações

Os cultivares mais conhecidos são as chamadas ‘Moras de Verona’, ‘ Starking hard giant’ e ‘Precoz de Bourlat’. As cerejeiras cultivadas pertencem às espécies Prunus avium e Prunus cerasus, a ginjeira, este último, originário da Turquia, que se encontra por vezes no estado silvestre.

Aplicações

Os seus frutos, as cerejas, são algo laxantes e muito digestivos. Com eles se prepararam doces, e por fermentação, aguardente de cereja, denominada kirsch, muito apreciada no centro da Europa como digestivo. A cereja é aquosa e pouco nutritiva, apesar dos açúcares presentes. Fornece ao organismo uma quantidade notável de provitamina A, além de outras vitaminas do grupo B, ácidos orgânicos, tanino e flavonóides. A cereja é um fruto recomendado para curar os doentes pletóricos e reumáticos e, devido às suas vitaminas, às crianças e aos adolescentes. O sumo, convertido em xarope, é uma bebida refrescante. A polpa fresca, aplicada em máscara no rosto, tonifica a epiderme. A infusão dos pés de cereja é um diurético de comprovado uso popular.

A madeira da cerejeira é dura e pesada, de textura fina e cor castanha, sendo muito apreciada para móveis e revestimentos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com