BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Acer negundo L.
Nome comum
bordo-comum, bordo-negundo, ácer-de-folha-de-freixo, negundo
Tipo de origem
Origem

América do Norte e Centro da América.

Habitat

Vegeta em vários tipos de solo, crescendo melhor em locais de planície ao longo dos rios, lagos ou terrenos sazonalmente inundados.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O bordo-negundo é uma árvore que pode atingir 15 a 20 m de altura mas, habitualmente não passa dos 10 m, de ramos são verdes e nós bem marcados. As folhas são caducas, opostas, com 3 a 7 folíolos ovados ou elípticos-lanceolados, de margens dentadas, que se estreitam progressivamente até ao ápice. As flores são unissexuais, esverdeadas, dispondo-se em inflorescências pendentes (racimos ou cimeiras), que aparecem antes das folhas (em março ou abril); possuem longos pedúnculos e não têm pétalas. O fruto é uma dissâmara com aquénios dilatados e asas pouco divergentes, formando um ângulo agudo.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
dentada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

A origem do restritivo específico negundo, parece estar na palavra sânscrita nurgundi, utilizada para designar uma árvore de folhas similares na Índia. O bordo-negundo é muito resistente e tolera bem todo o tipo de solos, mesmo até os mais arenosos e calcários. A origem do seu nome genérico, Acer, utilizado pelos Romanos, faz alusão à dureza e firmeza da sua madeira. Segundo alguns autores, Acer, deriva do vocábulo celta, ac, que significa espinha ou ponta, pela sua madeira ser usada para fabricar pontas de lanças.

Aplicações

As aplicações do bordo-negundo restringem-se ao uso da sua madeira, de granulação fina e compacta, em marcenaria. A seiva desta árvore é muito rica em açúcares mas, não é usada habitualmente para a extração destes. Esta espécie é muito utilizada como ornamental nas cidades, podendo ser observada nos passeios, avenidas e jardins.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com