BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Platycladus orientalis L.
Nome comum
tuia-da-china, biota-da-china, árvore-da-vida-do-oriente
Tipo de origem
Origem

Ásia (Noroeste da China, Mongólia, Coreia).

Habitat

Espécie de zona de transição entre floresta de folha caduca (carvalhais, vidoais) e florestas de pinheiros.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou pequena árvore que alcança no máximo 12 ou 15 m de altura, de casca fibrosa, com copa grande e colunar ou mais frequentemente ovóide ou amplamente piramidal. Os ramos são abertos, muito apertados, com os ramos de última ordem num só plano como o cedro-de-Oregón, mas dispostas em forma vertical e com igual cor em ambas as páginas. Eleva os ramos achatados, com 4 filas de folhas escamiformes, densamente imbricadas, que se opõe 2 a 2; as do centro são quase planas com uma glândula resinosa no dorso. A casca do tronco é castanha avermelhada, e as primeiras folhas que a planta produz são aciculares e não coladas ao talo. Os cones masculinos são subglobosos ou ovóides, com as escamas opostas, cada uma com 3-4 sacos de pólen. As pinhas são ovóides, de (1)1,3 a 2,5 cm de comprimento, com 6 a 8 escamas desiguais, um pouco grossas, carnudas e azuladas, providas no dorso de uma protuberância recurvada, corniforme; as escamas são mais ou menos planas, e as 4 inferiores possuem na sua axila 1 a3 sementes, ovoides, castanho escuras e sem asas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
imbricada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Para Gaussen, e outros estudiosos das gimnospérmicas, esta espécie deve-se separar do género Thuja por possuir os ramos verticais e as sementes sem asas, visto nas espécies americanas de tuias, Thuja occidentalis e Thuja plicata, os ramos secundários são mais ou menos horizontais e as sementes claramente aladas. 

Aplicações

A madeira é leve e fácil de trabalhar, muito resistente à putrefacção, mais compacta que as outras tuias; há quem lhe chame madeira da ‘árvore da vida’, sendo muitas vezes utilizada para fabricar caixões.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com