BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus laurocerasus L.
Nome comum
louro-cerejo, loiro-cerejo, loiro-inglês, loureiro-cerejeira, loureiro-de-trebizonda, loureiro-real, loureiro-romano
Tipo de origem
Origem

Europa e Ásia: oriundo do Cáucaso, Península Balcânica, Turquia e Irão. 

Habitat

Solos húmidos e profundos, ricos em matéria orgânica. Florestas mistas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou árvore até 10 m de altura, sempre-verde e inerme. Ramos de casca lisa, negra; raminhos em geral glabros, de cor verde. Folhas coriáceas, oblongo-elípticas, elípticas, oblanceoladas ou oblongo-lanceoladas, acuminadas, mais ou menos crenadas ou serrilhadas, às vezes sub-inteiras, glabras, de página superior lustrosa e página inferior mais pálida e com 2 a 6 glândulas circulares a seguir à base, perto da nervura média e repartidas por ambos os lados, pecioladas, com estípulas caducas, lineares sub-membranáceas e glabras. Flores reunidas em cimeiras racemiformes axilares sem folhas no pedúnculo, erectas ou sub-erectas, de 7 a 15 cm com 25 a 45 flores. Estas são constituídas por pétalas patentes, obovadas, inteiras, obtusas e brancas; sépalas muito curtas, ovadas e obtusas. O fruto é uma drupa de 10 a 15 mm, é globoso ou ovóide, apiculado, glabro, primeiro verde para depois ficar vermelho e negro-lustroso quando maduro; mesocarpo estreito, de sabor amargo; endocarpo ovóide e liso.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

É por vezes confundido com o loureiro, o que faz com que o restritivo específico seja laurocerasus, sendo que lauro deriva do género Laurus, pois as folhas são semelhantes às do loureiro (Laurus nobilis) e cerasus deriva da semelhança do fruto com as cerejas.

Distingue-se facilmente do loureiro pelos racimos mais curtos, que raramente ultrapassam o tamanho das folhas, pelas folhas que são largamente elípticas, que quando trituradas cheiram a amêndoa amarga e pelas glândulas repartidas pela nervura mediana.

Aplicações

As flores desta espécie possuem um cheiro a amêndoa amarga, assim como as folhas quando trituradas. As folhas frescas contêm um heterósido cianógeno, que por hidrólise produz ácido cianídrico que pode originar intoxicações graves.

Planta ornamental da qual se obtém uma “água destilada de louro-cerejo”, que quando desprovida da quase totalidade do ácido cianídrico, é utilizada como aromatizante e medicinal no tratamento de infecções bronco-pulmunares.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com