BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Populus x-canadensis Moench
Nome comum
choupo-híbrido, choupo-do-canadá
Tipo de origem
Origem

Híbrido resultante do cruzamento entre Populus nigra L. e Populus deltoides Bartram ex Marshall.

Folha
Porte
Tronco
Autor
Moench

Descrição

Árvore de até 30 m de altura, de crescimento muito rápido, originado em meados do séc. XVIII por hibridação artificial entre o Populus nigra e Populus deltoides. Possui um tronco direito, casca cinzenta e gretada. As folhas são deltóides, com pêlos curtos na margem e na face inferior. Os amentilhos são bastante compridos, os femininos, com cápsulas mais globosas que as do choupo-negro e deiscentes por 3 ou 4 (raramente 6) valvas. É frequente em quase toda a Península, cultivada em terrenos frescos e húmidos, sobretudo na margem dos rios.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Fevereiro
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
deltóide
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Maio
Observações

A grande facilidade com que se multiplicam vegetativamente muitas espécies de Populus e o seu rápido crescimento, têm contribuído para uma importância económica, canalizada para uma selecção antrópica de exemplares com características únicas e produção de híbridos interespecíficos obtidos em cultivo, a partir dos quais se produzem clones por estaca utilizados em plantações. Tem-se expandido muito o cultivo como ornamental de Populus x canadensis, híbrido de origem artificial entre o choupo negro e o choupo do Canadá que se distingue com alguma dificuldade do choupo negro. Pode apresentar os macroblastos (ramos compridos), na sua porção apical e as folhas são deltóides, ainda que menores que as do choupo do Canadá, com alguns pêlos nas margens e muitas vezes com glândulas na base do limbo.

Aplicações

É utilizada para repovoamentos florestais. Aparece ocasionalmente fugida de cultura; possui numerosas cultivares, sendo por vezes muito difícil de a distinguir dos seus progenitores.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com