BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ligustrum lucidum W.T.Aiton
Nome comum
alfenheiro-do-Japão, alfenheiro, alfena, alfeneiro, ligustro
Tipo de origem
Origem

Este da Ásia (China, Coreia e Japão).

Habitat

Ocorre nas orlas de florestas e de zonas agrícolas, muitas vezes junto a linhas de água. Espécie com uma ecologia muito variável, colonizando facilmente habitats ruderais, algo perturbados.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
W.T.Aiton

Descrição

O alfenheiro-do-Japão é uma árvore frondosa, de ramos estendidos e ramagens salpicadas de poros brancos, de tronco cinzento ou cinzento-escuro. Folhas perenes, opostas, de 8 a 12 cm de comprimento, oblongo-ovadas, afuniladas no ápice, grossas e coriáceas, avermelhadas quando jovens e posteriormente verde escuras, muito brilhantes na página superior e mais claras na página inferior. Flores pequenas, brancas ou cremes, intensamente perfumadas; corola tubular com 4 lóbulos estendidos; dispostas em panículas piramidais até 20 cm de comprimento. Os frutos são globosos, esféricos (drupas), azul-escuros com 4-6 mm de diâmetro.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O ligustro (Ligustrum lucidum) é muito resistente a todo o tipo de clima e solo, é de crescimento rápido, suportando sem problemas podas drásticas. É uma espécie que se cultiva frequentemente como ornamental, pela sua agradável folhagem. O nome genérico, Ligustrum, era já utilizado pelos Romanos e foi mantido por Lineu; segundo alguns autores deriva do vocábulo latino ligare, que significa atar, por os seus ramos terem sido utilizados com este fim. O restritivo específico lucidum significa brilhante, alusivo às folhas lustrosas. Multiplica-se por sementes a as variedades por enxertos. Suporta muita bem a poluição, sendo por isso utilizado em grandes centros urbanos. É frequente utilizar as cultivares ‘Aureovariegatum’, de folhas matizadas de amarelo e ‘Macrophyllum’, de folhas um pouco maiores.

Aplicações

São várias as aplicações dos ligustros. As folhas dos Ligustrum sp. são de paladar amargo e têm-se usado como medicinais pelas suas propriedades adstringentes (contraem os tecidos, os capilares, os orifícios e tendem a diminuir as secreções das mucosas) e na prisão de ventre; também se atribuem propriedades adstringentes às flores e frutos, juntamente com as propriedades refrigerantes, embora alguns autores, não aconselhem o seu uso interno. As suas folhas dissecadas e reduzidas a um pó fino, constituem a alfena, utilizada como corante. Por isso o Ligustro é também conhecido por alfenheiro. Também os frutos fornecem uma matéria corante negra, avermelhada, que de acordo com alguns autores, ter-se-á utilizado para dar mais cor aos vinhos. A madeira de alguns ligustros, por exemplo, do Ligustrum vulgare, é dura e elástica, pelo que se fabrica com ela pequenos objectos torneados; com os seus ramos confeccionavam-se cestos, de forma análoga ao vime, já que se assemelham a este, na flexibilidade.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com