BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Diospyros kaki L.
Nome comum
dióspireiro, dióspiro, alperceiro-do-japão, kaki
Tipo de origem
Origem

Este da Ásia (China e Japão).

Habitat

Florestas de folhosas no seu local de origem.

Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O diospireiro é uma pequena árvore de folha caduca que raramente ultrapassa os 8 a 10 m de altura, com copa arredondada e ramos de cor castanha ou castanhos-avermelhados, cobertos de pêlos aplicados. Possui folhas alternas, simples, curtamente pecioladas (pecíolo de 1 a 1,5 cm), de forma ovada, elíptica ou obovada, com a margem inteira, estreitando-se um pouco no ápice; são de cor verde intenso, algo lustrosas na página superior e mais pálidas e com pêlos na página inferior; medem cerca de 7 a 18 cm de comprimento. As flores são unissexuais, produzindo-se em diferentes plantas (dioica), na axila das folhas; as masculinas geralmente em grupos de 3, com 1 cm de diâmetro, com 4 a 5 sépalas e pétalas soldadas, e com numerosos estames. As femininas são similares, geralmente solitárias, com corola amarelo-creme, campanuladas, com os lóbulos algo retorcidos com cerca de 1,5 a 2 cm; ovário súpero, estiletes pubescentes. O fruto é uma baga amarelo-alaranjada ou avermelhada (dióspiro), com cerca de 4,5 a 7,5 cm de diâmetro, de polpa muito doce e algo gelatinosa.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O nome do género Diospyros tem origem no grego dióspuron, que significa “alimento de Zeus”. O nome do restritivo específico kaki, procede do nome vulgar japonês. No Brasil, país em que a língua oficial é o português, o nome vulgar desta espécie é caqui (kaki). O diospireiro é muito cultivado em Itália e nos Estados Unidos.

Aplicações

Cultivada para comercialização dos frutos ou como ornamental. Possui um grande valor como planta ornamental, especialmente quando se encontra carregada de frutos e despido de folhas. Os dióspiros, são muito suculentos, podem ser ingeridos frescos, ou em compota.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com