BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Eucalyptus robusta Smith
Nome comum
eucalipto-robusto, eucalipto, robusto, mogno-dos-terrenos-pantanosos
Tipo de origem
Origem

Oceânia (Sudoeste da Austrália).

Habitat

Terrenos pantanosos, junto a lagoas e estuários.

Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Smith

Descrição

O eucalipto-robusto é uma espécie que chega a atingir 30 m de altura, com casca grossa, esponjosa, castanho-avermelhada. As folhas juvenis são alternas (aparecem opostas apenas em 4-5 pares), pecioladas, largamente lanceoladas a elíptico-lanceoladas, acuminadas, de cor verde mais escura na página superior e com 4 a11 cm. As folhas adultas são alternas, pecioladas, largamente lanceoladas, por vezes falciformes, de cor verde escura na página superior, de 10 a 20 cm, com nervuras finas e transversais. Inflorescências em umbelas axilares ou subterminais, com 5 a 10 flores, em pedúnculos achatados. Botões piriformes, rostrados e peciolados; opérculo rostrado tão comprido ou mais do que o receptáculo. Os frutos são cápsulas pediceladas, verdes escuras, em forma de vaso, de 12 a 15 mm de comprimento; de disco oblíquo e valvas inclusas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Setembro
Fim de Floração
Dezembro
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Maio
Observações

É uma espécie que se identifica facilmente pelos seguintes aspectos morfológicos: casca persistente, castanha-avermelhada, feltrosa, muito espessa e sulcada longitudinalmente. O cerne da sua madeira, de cor castanho claro e avermelhada e com uma textura grosseira, é muito duradouro e resistente ao ataque de organismos marinhos perfuradores, sendo utilizado para a construção de pilares, pontões, cais e outras estruturas marítimas e portuárias.

Aplicações

É uma espécie muito utilizada em silvicultura e como ornamental em parques e jardins, pelo seu porte, pela cor das suas folhas verde-escuras e brilhantes, pela sua copa densa e por florir durante vários meses, de novembro a Abril. No entanto, os ramos morrem continuamente, podendo por vezes caírem, tornando-se assim uma árvore algo perigosa nos espaços urbanos.

No Hawai é cultivado para produção de madeira, que é utilizada para construir móveis, pois é uma madeira duradoura e resistente ao desgaste.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com