BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Elaeagnus pungens Thunb.
Nome comum
oliveira-do-paraíso, oliveira-espinhosa, oliveira-do-paraíso-espinhosa
Tipo de origem
Origem

Ásia (China e Japão).

Habitat

No seu local de origem esta espécie ocorre em encostas e matagais.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Thunb.

Descrição

Elaeagnus pungens é um arbusto que pode atingir os 5 m de altura, de crescimento lento, forma ovóide e folhagem densa, ramos castanhos e espinhosos. As folhas são persistentes, alternas, simples, inteiras, ovais ou oblongas, coriáceas, de margem ondulada e pecíolo castanho; medem cerca de 5 a 10 cm de comprimento, são acuminadas ou obtusas, de base arredondada, verde-acinzentadas na página superior; prateado na página inferior, com escamas avermelhadas. As flores são branco-prateadas, com cerca de 1,5 cm de comprimento, reunidas em grupos de 3 ou solitárias, pedunculadas e odoríferas. Os frutos são drupáceos, elipsóides, com 1,5 cm de comprimento de cor vermelho brilhante.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Outubro
Fim de Floração
Novembro
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
ondulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Abril
Observações

Existem algumas cultivares que diferem essencialmente pela tonalidade das folhas: ‘Aurea, de folhas com a margem amarelo intenso; ‘Simonii, de folhas maiores e prateadas, quase sem escamas, menos rústico; ‘Variegata de folhas com a margem branca amarelada.

Foi introduzida nos EUA por volta de 1830, onde tem sido bastante difundida como ornamental, estando em alguns locais com comportamento invasor.

Aplicações

Elaeagnus pungens é um arbusto utilizado como ornamental, muito resistente ao vento, sendo por isso muito utilizado para formar sebes que servem de barreira.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com