BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Viburnum rhytidophyllum Hemsley
Nome comum
viburno
Tipo de origem
Origem

Ásia Oriental (China).

Habitat

Bosques e matagais de altitude (700 a 2400 m).

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Hemsley

Descrição

Arbusto ornamental sempre-verde, com ramos erectos, de 1 a 4 m de altura. Folhas ovadas, 20 cm de comprimento, agudas e obtusas, com a margem dentada irregularmente, página superior verde‑escura‑lustrosa. As folhas são muito rugosas e densamente pubescentes na página inferior. Flores brancas ou amarelas dispostas em panículas umbeliformes terminais. Os frutos são drupas, vermelhas ao princípio e negra na maturação.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
panícula umbeliforme
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
dentada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

As espécies autóctones e aclimadas do género Viburnum encontram-se entre os arbustos de jardim mais decorativos. Os seus frutos são venenosos para o homem, apesar do bom aspecto que têm. Somente os pássaros e pequenos mamíferos podem comê-los sem que qualquer mal lhes aconteça.

Existem algumas cultivares, tais como: “Roseum” com flores rosadas, tornando-se brancas com tons rosados e “Aldenhamense” com as folhas cor de ocre. 

Aplicações

Viburnum rhytidophyllum é uma espécie utilizada como ornamental em parques e jardins, contudo os seus frutos são tóxicos. A grande rugosidade das folhas e a densa pubescência da página inferior são inconfundíveis.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com