BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Abelia x-grandiflora (Rovelli ex André) Rehder
Nome comum
abélia, abélia-de-flor-grande
Tipo de origem
Origem

Híbrido de jardim resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, ambos procedentes da Ásia (China).

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Rovelli ex André) Rehder

Descrição

O híbrido Abelia x grandiflora é resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora. É um arbusto parcialmente caducifólio, podendo atingir 2 m de altura, com os ramos jovens vermelhos e tomentosos. As folhas são opostas, ovadas, acuminadas, de base arredondada, ligeiramente dentadas, de 1,5 a 3,5 cm, curtamente pecioladas, de cor verde-escuro brilhante na página superior, algo mais pálidas na página inferior, com algum tomento até cerca da metade da nervura média. As flores ligeiramente aromáticas, em racimos axilares e terminais, nos extremos dos ramos principais; cálice com 2 a 5 sépalas, elíptico-oblongas, avermelhadas, unidas parcialmente; corola tubular-campanulada, de quase 2 cm de comprimento, com 5 lóbulos mais curtos que o tubo, branca com tons rosados, 4 estames desiguais.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Setembro
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
dentada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Observações

Híbrido de jardim resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, ambos procedentes da Ásia (China). Este híbrido de jardim resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, tudo indica ter sido obtido, por Rovelli Brothers em Pallanza, por volta de 1886. Existem várias cultivares como ‘Prostata’, de baixo crescimento; ‘Variegata’, com as folhas marginadas de amarelo e ‘Aurea’, com as folhas douradas. O nome do género, Abelia é dedicado ao Dr. Clarke Abel (1780-1826), médico e naturalista inglês, que em 1816-1817, por recomendação de Sir Joseph Banks, acompanhou Lord Amherst na sua missão à China.

Aplicações

As abélias são arbustos, bastante ramificados de folhagem atrativa e floração duradoura. São excelentes para a formação de sebes junto a muros e podem ser conduzidos como trepadeira podendo alcançar 2 a 3 m de altura.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com