BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Viburnum opulus L.
Nome comum
noveleira, bola-de-neve, rosa de gueldres, novelo, novelo-da-china, novelo-cromático, espirema
Tipo de origem
Origem

Grande parte Europa, oeste e norte de Ásia.

Habitat

Floresta de folhas largas, mistas e húmidas e margem dos cursos de água.

Flor
Folha
Autor
L.

Descrição

O noveleiro é um arbusto silvestre, caducifólio, de 2 a 4 m de altura, com ramos abertos, um pouco pendentes. Folhas palmatilobadas, com 3 a 5 lóbulos, opostas e toscamente dentadas, página superior verde‑escura e glabra, página inferior pilosa; com pecíolo comprido. Inflorescência tipo corimbo, de 7,5 cm de diâmetro, com flores exteriores maiores que as do centro e estéreis. Os frutos são drupas vermelho‑lustrosas, com cerca de 1 cm de diâmetro, não comestíveis. Nos exemplares cultivados, as inflorescências são globosas e de cor branco puro ou rosado, com todas as flores estéreis.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
dentada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

É uma planta muito apreciada em jardinagem. Está protegido por lei na Andaluzia e em Madrid. Existem cultivares, tais como “Aureum” com folhas jovens que se tornam amarelas, e mais tarde, verdes; “Roseum” com porte arredondado, e folhas roxas no Outono; “Flore Pleno”, com flores duplas em racimos globosos.

Nos exemplares cultivados, as inflorescências são globosas e de cor branco puro ou rosado, com todas as flores estéreis.

Aplicações

A água destilada das suas flores é utilizada como diurética. A casca tem propriedades anti-espasmódicas e diuréticas. Contudo é considerada uma planta tóxica, principalmente os frutos, por conterem um princípio amargo, a viburnina.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com