BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Crataegus laevigata (Poiret) de Candolle 'Roseoplena'
Nome comum
pilriteiro-rosa, espinheiro, escalheiro
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

A área de distribuição de Crataegus laevigata compreende a Europa central, principalmente norte da Península Ibérica, Sicília, Roménia até às Ilhas Britânicas e sul da Suécia.

Habitat

Clareiras e orlas de florestas de carvalhos e faias.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Poiret) de Candolle

Descrição

O pilriteiro-rosa é um arbusto ou pequena árvore, que pode chegar aos 8 m de altura. Possui folhas simples, alternas, com pecíolo bem desenvolvido e lâmina obovada, espatulada, fendida mais ou menos profundamente em 3 a 7 lóbulos desiguais e estreitando, em forma de cunha, na base. A sua Inflorescência é em corimbos, de flores dobradas com várias pétalas rosadas, onduladas. O fruto é um pirenário, globoso ou ovóide, vermelho-vivo, coroado por sépalas deflexas geralmente um pouco mais compridas que largas; com uma só semente, não comestível.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
lobulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
pirenário
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O pilriteiro-rosa é também conhecido como “flor-de-maio”, importante nos ritos associados a algumas festas em França e Inglaterra.

O nome do género provém do adjectivo grego Krataios: forte, robusto, alusivo à sua madeira que é duríssima, e muito resistente, de cor branca ou rosada, apreciada em tornearia e boa como combustível e para fabrico do carvão.

Aplicações

São atribuídas ao pilriteiro-rosa propriedades antiespasmódicas, diuréticas e sedativas. É conhecido como “valeriana-do-coração”, tendo bons resultados no tratamento de problemas cardiovasculares. As flores do pilriteiro-rosa utilizadas em infusões regulam a pressão arterial e agem como um estimulante cardíaco (melhorando as contrações do músculo cardíaco). A espécie tem também propriedades diuréticas, sendo eficiente no tratamento da hidropisia e em problemas renais. As flores e frutos são adstringentes. Usados em decocção, são ainda úteis no tratamento de dores de garganta.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com