BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cryptomeria japonica (Thunb. ex L.f.) D.Don 'Nana'
Nome comum
criptoméria-de-folhas-curtas, criptoméria-do-japão, araucária-do-japão, cedro-japonês, falso-cedro-do-japão
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Ásia (centro e sul do Japão). Naturalizada na China e subespontânea na Macaronésia (Açores).

Habitat

Solos profundos e bem drenados em climas quentes e húmidos, em zonas de matos.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Thunb. ex L.f.) D.Don

Descrição

Cryptomeria japonica é uma árvore de grande porte, capaz de atingir 50 m de altura, perenifólia, com ramos curtos irregularmente verticilados a formar uma copa colunar a piramidal, estreita e densa. O ritidoma é castanho-avermelhado. As folhas são linear-assoveladas dispostas radialmente, sésseis, com o limbo a prolongar-se ao longo do caule (decurrente) e a encurtar gradualmente para o ápice; medem 0,5 a 1,2 cm e apresentam uma cor verde-viva. Os cones masculinos surgem na extremidade dos ramos e são compostos por um conjunto de escamas imbricadas, cada uma com 3 a 5 sacos polínicos na face inferior. Os cones femininos desenvolvem-se no outono, permanecendo na forma de pequenas rosetas durante o inverno; o estróbilo globoso é composto por 20 a 30 escamas, mede 1,5 a 3 cm e apresenta a cor verde quando imaturo e cor castanho-avermelhada após maturação; a escama seminífera termina em 2 a 3 dentes salientes; cada escama possui 2 a 5 sementes na axila. As sementes são largas, sem asas ou apresentando asas rudimentares.

Existem centenas de cultivares que se distinguem pelo tipo de folhagem e portes. A cultivar ‘Nana’, apresenta um porte arbustivo e folhas significativamente mais pequenas e glaucas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Setembro
Fim de Floração
Janeiro
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

A planta nativa no seu habitat pode atingir 50 m de altura, no entanto, quando cultivada é de menores dimensões apresentando, por vezes, um porte arbustivo. O nome do género deriva das palavras gregas kryptós, que significa oculto, escondido, e de mereía que significa parte. Desta forma, o nome faz referência a alguns órgãos que permanecem ocultos nesta planta.

Aplicações

É cultivada como planta ornamental e para a obtenção de madeira, constituindo uma das madeiras comerciais mais implementada no Japão. A sua madeira apresenta cor avermelhada, por vezes, com um listado agradável, possui grão espesso e é forte, duradoura e fácil de trabalhar; é ainda resistente ao ataque de insectos e apresenta um abundante teor em óleos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com