BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ceratonia siliqua L.
Nome comum
alfarrobeira, fava-rica (fruto), figueira-do-egipto, pão-de-joão, pão-de-são-joão e figueira-de-pitágoras
Tipo de origem
Origem

De origem incerta, julgando-se que seja nativa da Europa e África, da Região Mediterrânica e Macaronésia (Canárias); subespontânea em Portugal e outras zonas de clima temperado.

Habitat

Florestas de caducifólias de zonas secas e pedregosas, em solos calcários.

Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Árvore geralmente monóica, que pode atingir os 10 m de altura. Possui copa ampla, algo densa, casca cinzenta e gretada. As folhas são persistentes e alternas, compostas, paripinuladas com 1 a 5 pares de folíolos elípticos ou ovados, de limbo inteiro, coriáceo, lustroso na página superior, com estípulas triangulares, caducas. Flores pequenas, unissexuais, reunidas em amentilhos que surgem no caule ou nas axilas das folhas. Perianto constituído por 5 sépalas esverdeadas caducas. Sem corola (pétalas nulas), e geralmente com 5 estames (raramente 6 ou 8). Fruto é uma vagem polispérmica, com 10 a 20 x 1,5 a 2 cm, oblongo-linear, indeiscente, pendente, castanho-violáceo, com polpa açucarada entre as sementes. As vagens soltam-se quando maduras.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Julho
Fim de Floração
Outubro
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Março
Observações

Não se sabe ao certo a distribuição original da alfarrobeira devido ao seu extenso cultivo desde os tempos antigos em todo o Mediterrâneo. Acredita-se que esta área compreendia o este da bacia mediterrânica e que as civilizações contribuíram para a sua extensão para o oeste. Atualmente podem ser registados exemplares silvestres em toda a região do Mediterrâneo. Nas últimas décadas, o seu cultivo tem conduzido ao aumento de variedades resultantes de seleções mais produtivas e melhor adaptadas às condições de cultivo. Atualmente são conhecidas algumas dezenas de cultivares que geralmente se caraterizam por possuir cascas espessas, mais polpa e maior teor de açúcar.

Aplicações

A alfarrobeira é uma planta caraterística do mediterrânico. Os seus frutos são comestíveis, ricos em açúcar, amido e proteínas, muito utilizados para produzir substitutos de chocolate. Outrora as sementes, duras e pardas, eram utilizadas como medida de peso.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com