BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus spinosa L.
Nome comum
abrunheiro-bravo, cagoiceiro-bravo
Tipo de origem
Origem

Toda Europa, oeste da Sibéria, Cáucaso, sudoeste da Ásia e noroeste de África

Habitat

Sebes, matos e orlas de bosques. Pode viver em solos básicos ou ácidos, preferindo-os frescos, mas bem drenados.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O abrunheiro-bravo é um arbusto caducifólio, até 6 m, muito espinhoso. Possui uma ramificação tortuosa e abundante, frequentemente terminando em espinho rígido (muito raramente inermes). Folhas obovadas a lanceoladas, 2 a 4 cm, de margem crenulada a serrilhada, por vezes pubescentes nas nervuras e pecíolo. Flores numerosas, brancas, surgindo antes das folhas ou ao mesmo tempo, geralmente laterais, solitárias ou em fascículos. Corola pentâmera com numerosos estames (cerca de 15). Fruto é uma drupa globosa a oblonga, com até 2 cm de diâmetro, muito pruinosa, ácida e adstringente, azul-escuro na maturação. O endocarpo é liso e algo rugoso.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
crenada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Julho
Observações

Alguns autores admitem a existência em Portugal de 2 subespécies: P. spinosa subsp. spinosa, algo mais pubescentes nos ramos, folhas e pedicelos floríferos, e frutos mais pequenos e arredondados. P. spinosa subsp. insititioides, glabra nos ramos, folhas e pedicelos floríferos, e frutos oblongos e maiores, até 20 mm. O abrunheiro-de-jardim é uma espécie de sombra parcial ou sol, tolerando a exposição marítima. Regenera rapidamente após corte ou fogo. É uma fonte de alimento para as abelhas e várias espécies de lagartas de borboletas (ex. Satyrium pruni). A densa ramagem proporciona um ótimo local para a nidificação de pardais, tentilhões e rouxinóis. Os frutos contêm cianeto de hidrogénio, que em pequena quantidade pode ser benéfico para estimular a respiração e digestão, contudo em excesso pode causar falência respiratória e morte.

Aplicações

Planta muito apreciada como ornamental em parques e jardins pela sua intensa floração antes de surgirem as folhas. A madeira, pela sua dureza, é utilizada para cabos de ferramentas e objetos torneados.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com