BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus dulcis (Mill.) D. A. Webb 'Ferragnes'
Nome comum
amendoeira, amendoeira-doce (var. dulcis), amendoeira-amarga (var. amara), amêndoa-de-coco, amêndoa-durázio e amêndoa-molar
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Europa (Balcãs), sudoeste da Ásia e norte de África.

Habitat

Colinas, encostas, bordas de caminhos, taludes, terrenos rochosos, campos de cultivo e limites de campos cultivados. Preferencialmente em solos calcários, soltos e profundos.

Autor
(Mill.) D. A. Webb

Descrição

A amendoeira é uma pequena árvore com 8 (10) m de altura, caducifólia, muito ramificada, com ramificação ascendente. Apresenta um ritidoma de cor negro-purpúrea, com gretas profundas. Os ramos enquanto jovens são verdes. As folhas têm 4 a 10 (12) x 1,2 a 3 (4) cm, podem ser ovadas, oblongo-lanceoladas ou elípticas, são acuminadas, de margens crenadas ou serradas, glabras e verdes em ambas as páginas. Pecíolo com 1,2 a 2,5 (3) cm, glabro. Estípulas caducas, linear-lanceoladas, dentado-laciniadas. As flores são solitárias ou geminadas, precoces, subsésseis, rodeadas na base por numerosas brácteas, pedicelo glabro com 0,2 a 0,5 (a,7) mm. As sépalas com 4 a 6 mm são eretas ou reflexas, triangular-lanceoladas ou ovado-oblongas, inteiras, obtusas ou subagudas, de margem tomentosa, avermelhada. As pétalas com 15 a 20 mm, são patentes ou ereto-patentes, obovadas ou suborbiculares, de cor rosa pálido ou brancas. Ovário pubescente. O fruto é uma drupa com 30 a 45 (50) mm, ovoide ou ovoide-oblongo, atenuado no ápice, comprimido lateralmente, verde-acinzentado, aveludado. A parte carnuda da drupa é o mesocarpo. O endocarpo é a parte mais interna é rijo e protege uma semente comestível, no caso da amendoeira.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
crenada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

A amendoeira, como cultivada ou naturalizada ocorre em toda a região Mediterrânica até ao Centro da Europa e em outros pontos da Terra. Na Península Ibérica é cultivada em quase todo o território, exceto nas zonas frias e de clima mais húmido, mas com mais incidência no este e sul e na Baleares; com frequência se encontra naturalizada. A produção de amêndoa reparte-se essencialmente por três continentes: a América (45%), a Europa (23%) e a Ásia (21%).

A cultivar de origem francesa 'Ferragnes', vegeta melhor em zonas com abundante exposição solar, adaptando-se bem ao frio. Não necessita de muita água e prefere terrenos bem drenados. Floresce de março a abril, sendo um peculiar indicador do começo da primavera.

Aplicações

As amêndoas são utilizadas para fins culinários e terapêuticos. Das amêndoas são extraídos óleos e essências com propriedades medicinais e muito utilizados na indústria cosmética e na produção do licor Amaretto.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com