BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Chamaecyparis lawsoniana (A.Murray) Parl.
Nome comum
cipreste-de-lawson, cedro-branco, cedro-do-oregon
Tipo de origem
Origem

América do Norte (Oeste dos Estados Unidos, estados do Oregon e Califórnia).

Habitat

Ocorre naturalmente ao longo de ribeiros, vales e encostas húmidas da América do Norte ocidental, desde o nível do mar até uma altitude de 1500m.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(A.Murray) Parl.

Descrição

Árvore sempre-verde, piramidal, com 25 a 60 m de altura. O tronco é grosso e colunar. A Casca é gretada longitudinalmente, de cor escura. As folhas são escamiformes, agudas, que se alternam aos pares opostos sobre raminhos achatados, de modo a formarem 4 fileiras de folhas densamente imbricadas, com o dorso provido de uma pequena glândula resinosa. As ramificações de última ordem produzem-se num único plano, de modo a parecer que foram prensadas. Os cones masculinos são terminais, ovoides ou alargados, com 6 a 8 pares de escamas, cada uma com 2 a 4 sacos polínicos. Os cones femininos são globosos, agrupados na terminação dos ramos, com 8 a 10 escamas em forma de chapéu-de-chuva, cada uma com 2 a 5 sementes avermelhadas, aladas, com duas glândulas de cada lado. Os frutos são estróbilos (pinhas), possuem cerca de 0,7 a 1 cm, sendo uma miniatura da pinha do cipreste comum e, por isso é muitas vezes confundida com este.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
vermelho
Tipo de Folha
Inserção de Folha
imbricada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Pertence à Família das Cupressaceae, assim como os Cupressus, distinguindo-se fundamentalmente destes por terem uma folhagem menos homogénea, com ramos achatados (com folhas laterais e faciais) e gálbulas mais pequenas, de maturação anual com 2 a 5 sementes por escama. Devido a esta grande semelhança com os Cupressus (ciprestes), são conhecidos vulgarmente por falsos ciprestes.

O epíteto específico, lawsoniana, é dedicado aos Lawson de Edimburgo, que receberam as primeiras sementes desta planta, em 1854. É uma planta excelente para cultivos florestais. Cultiva-se em parques e jardins ou para formar sebes, conhecendo-se cerca de 127 cultivares distintas. Estas variedades de cultivo diferenciam-se pelo porte, cor da folhagem, etc. 

Aplicações

A madeira é branco-amarelada, fina e uniforme, aromática e elástica; trabalha-se facilmente, recebe bem o polimento e dá um bom acabamento, resistindo muito bem à putrefacção, quando em contacto com o solo. É apreciada na carpintaria de interiores e exteriores. É considerada uma planta algo tóxica.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com