BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cedrus deodara (Roxb. ex D.Don) Don
Nome comum
cedro-do-himalaia, cedro
Tipo de origem
Origem

Ásia, mais concretamente Afeganistão e Nordeste dos Himalaias.

Habitat

Surge nas regiões montanhosas dos Himalaias, entre os 1200 e os 3400 m, formando florestas associado a outras coníferas, em solos siliciosos profundos e com grande humidade.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Roxb. ex D.Don) Don

Descrição

Árvore de grande porte piramidal que pode, por vezes, atingir os 70 m de altura, com ramificações pendentes, irregularmente verticiladas. O tronco é direito, com cerca de 1 m ou mais de diâmetro, a casca é cinzento-escura, gretando em escamas irregulares. As folhas são aciculares e compridas (50 mm ou mais de comprimento), de cor verde-claro, dispostas em fascículos. Os cones masculinos são solitários, ovoides, eretos, com 7 a 12 cm de comprimento, com o ápice arredondado, erguidos no centro das rosetas de folhas. Os frutos são estróbilos (pinhas) ovoides, com 8 a 12 cm, que amadurecem entre o segundo e terceiro ano após a floração, desintegrando-se na maturação; As sementes são aladas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Junho
Observações

É conhecido por cedro-do-Himalaia, por ser oriundo das montanhas do Himalaia. Foi introduzido na Europa no ano 1820, e é utilizado como espécie ornamental. Em Portugal encontra-se muito difundido em parques e jardins, tendo um bom desenvolvimento. É uma espécie de rápido crescimento, atingindo um porte normalmente superior às outras duas espécies de Cedrus (C. atlantica e C. libani). É mais sensível às geadas e à seca do que as outras duas espécies.

Multiplica-se por sementes e as cultivares por enxertos. É muito frequente a hibridação em viveiros entre Cedrus atlantica, Cedrus deodara e Cedrus libani, resultando por isso muitas cultivares pelo que se torna por vezes difícil a sua identificação. São frequentes as cultivares: ‘Argentea’, ‘Aurea’, ‘Compacta’, ‘Fastigiata’, ‘Pendula’ e ‘Glauca’.

Aplicações

Possuí uma excelente madeira, muito duradoura, com um agradável aroma, sendo utilizada em diversas construções e carpintaria.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com