BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Catalpa bignonioides Walter
Nome comum
catalpa, árvore-das-trombetas, árvore-do-charuto, feijão-indiano
Tipo de origem
Origem

América do Norte, mais concretamente sudeste dos Estados Unidos.

Habitat

Zonas húmidas, como margem de rios e junto a florestas de baixa altitude.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Walter

Descrição

A catalpa é uma árvore de tamanho médio, com copa ampla e ramosa, que pode medir até 15 m de altura. Tem folhas muito grandes até 20 cm, caducas, opostas ou verticiladas, com longos pecíolos, de forma ovado-cordiformes, pontiagudas, com a margem inteira, ligeiramente dentadas; emanam um odor desagradável quando são esmagadas. As flores, ligeiramente fragantes, nascem em grandes panículas terminais muito ramosas; são brancas, com manchas amareladas ou purpúreas; o cálice é de uma só peça, com 2 lábios; a corola é grande com 3 a 5 cm, campanulada, com um tubo um pouco dilatado, dividida em 5 lóbulos, um pouco irregulares, pelo que se torna quase bilabiada; tem 2 estames férteis e 3 estéreis, unidos pelos seus filamentos ao tubo da corola. O fruto (falsa vagem) é uma longa e estreita cápsula pendente, quase cilíndrica, de cerca de 30 a 40 cm de comprimento que contém numerosas sementes aladas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Catalpa bignonioides é a mais comum de várias espécies similares cultivadas como ornamentais em áreas urbanas, no sul e no oeste da Europa.

Catalpa, é o nome índio desta árvore que foi atribuído por Lineu em 1753 como restritivo específico (Bignonia catalpa), elevado a género por Scopoli em 1777.

Aplicações

A catalpa é uma árvore de crescimento rápido e tolerante à poluição urbana, muito utilizada como ornamental. A sua madeira não apodrece facilmente, mas é frágil e muito difícil de trabalhar, sendo, ocasionalmente, usada em carpintaria, esculturas e molduras. A infusão feita a partir da sua casca é utilizada como antisséptico, laxante, sedativo e vermífugo. As folhas são usadas como cataplasma em arranhões e feridas superficiais da pele. As suas raízes são tóxicas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com