BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Taxus baccata L.
Nome comum
teixo
Tipo de origem
Origem

Europa, oeste da Ásia e norte de África.

Habitat

Bosques mistos em zonas montanhosas, junto a vales profundos e encostas íngremes, geralmente próximas de linhas de água.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Árvore ou arbusto de folhagem verde-escuro, persistente, de copa piramidal ou alargada até 20 m de altura. As raízes associam-se a certos fungos, formando micorrizas endotróficas. Possuem o tronco grosso, com casca castanha-avermelhada escura que se desprende em tiras ou placas. Produzem grande número de ramos estendidos e quase horizontais, que por vezes são algo pendentes na extremidade. As folhas são lineares, verde-escuras, glabras, curtamente pecioladas, alternas, dispostas num plano (dísticas), por torção do pecíolo, com a nervura média algo saliente na face inferior e que termina num pequeno mucrão. Espécie dióica, exemplares masculinos produzem os cones na axila das folhas, amarelos, formados por 6 a 14 escamas polínicas que se elevam num pé, de contorno poligonal; estão protegidos inferiormente por um invólucro de brácteas alaranjadas. Nos teixos femininos as inflorescências são solitárias e nascem na axila das folhas, têm forma ovóide e estão rodeadas na base por uma bráctea verde, fazendo lembrar uma pequena bolota. Esta bráctea desenvolve-se na maturação para formar um invólucro carnudo vermelho que rodeia quase completamente a semente (arilo), vermelha quando madura, vistosa e de sabor adocicado. Frutos de maturação anual.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
dística
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
pseudo-fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O teixo é uma espécie que vive em clima temperado frio, existindo em Portugal, no seu estado natural, apenas nas zonas montanhosos, em pequenos grupos ou árvores isoladas, em terrenos frescos e profundos. Muito utilizada em parques e jardins, é muito rara nos antigos locais onde era espontânea, encontrando-se em extinção, devido às devastações indiscriminadas efectuadas desde há séculos pelo homem. Pelo contrário, antigamente era uma espécie algo difundida como comprovam os vários topónimos: Teixo, Teixoso, Teixeira. É uma espécie sem dúvida a proteger e a fomentar, a fim de preservar uma relíquia de grande valor botânico e cultural.   

Como espécie ornamental é muito utilizada em parques e jardins, assim como os seus inúmeros cultivares que se distinguem essencialmente pela organização e coloração das folhas e porte, não só pela beleza das suas folhas, frutos e copa, mas também por rebentar bem de toiça e permitir através de podas, criar formas e desenhos muito variados.

No Parque de Serralves podemos encontrar a cultivar ‘Fastigiata’, com as folhas dispostas em espiral ao longo dos ramos e a cultivar ‘Repens’, de porte rasteiro.

Aplicações

É uma espécie de crescimento lento, de madeira considerada de muito boa qualidade e sem canais resiníferos, de cerne escuro, pesada, dando bom polimento, muito apreciada em marcenaria, sendo antigamente muito utilizada para fabricar arcos para flechas. Toda a planta é muito tóxica excepto o arilo carnudo que servem de alimento às aves que disseminam (pombo torcaz). Recentemente do teixo extrai-se o taxol, substância actualmente utilizada no tratamento de vários tipos de cancro.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com